Dividindo (semana 25/02 a 07/03) "Continuidade"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dividindo (semana 25/02 a 07/03) "Continuidade"

Mensagem  Rafa em Qua Fev 25, 2009 1:16 pm

Continuidade

Por Rafael Santos de Almeida, 25/02/2009

Muita coisa aprendi e vivenciei em mais um acampamento de carnaval em Areias. Mas de tudo o que passou, quais as conseqüências práticas em minha vida daqui para frente? Pensando nessas coisas me lembrei de uma passagem escrita em Filipenses.

“Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.” (Fl 3:16)

Nesta ocasião, o apóstolo Paulo anima as pessoas da igreja que ficava na região de Filipus que abandonasse a velha vida, não fazendo revolução, mas reformando, reconstruindo-a a cada dia, deixando para trás o que não havia de legal e transformando as pequenas práticas do dia-a-dia em hábitos.

Confesso que não é fácil mudar. Já estamos, no mínimo, acostumados com aquilo que temos feito, ainda que saibamos com a plena certeza que é ruim para nossas vidas. No entanto, o chamado de Jesus para nós o tempo todo é de mudança, não acostumar com as coisas ruins desta vida, prosseguir, caminhar, dar passos de fé, confiar nele, no seu amor, na sua presença como amigo o tempo todo do nosso lado. Quando estudamos a Bíblia vemos isso acontecer com muita gente. Vamos citar os exemplos de duas pessoas que tomaram caminhos diferentes no encontro com Jesus.

A primeira delas é Nicodemos, o relato desta história está em no evangelho de João, no capítulo três. Ele já havia começado um relacionamento com Deus e era uma pessoa que exercia um cargo importante junto dos judeus - era mestre fariseu. Nicodemos começa reconhecendo a autoridade de Cristo (vs 2), quer mudar sua vida e Jesus lhe diz que era importante nascer de novo. A princípio ele não entende o que isso significava e questiona. Ele entende a explicação de Jesus e resolve prosseguir. Vemos que realmente ele seguiu, tanto que na morte de Cristo ele estava lá, ajudando a retirar seu corpo da cruz e enterrá-lo (João 19:39).

Outra pessoa, que passa por situação semelhante é o Jovem Rico, mas não pelos mesmos motivos que Nicodemos. Sua história é narrada nos evangelhos de Mateus 19:16-30, Marcos 10:17-31 e Lucas 18:18-30. Assim como no primeiro caso, ele era considerado socialmente importante, mas aqui por conta da sua situação financeira, e já havia começado um relacionamento com Deus. Ele também reconhece a autoridade de Cristo o chamando de Mestre e do mesmo modo questiona sobre como mudar sua vida. Conta a Bíblia que apesar de já viver algumas coisas que Jesus considera importante, ainda tinha o coração preso a outras. Quando desafiado a abandonar os velhos hábitos de maneira prática, ele retrocede entristecido e resolver seguir um caminho diferente do que Cristo propunha, tanto que não é mais comentado durante o trajeto que Jesus percorreu.

Nesta etapa de nossas vidas, muitos de nós propusemos fazer algo novo em relação a ela e ao nosso relacionamento com Jesus - tanto as pessoas que foram para Furnas, quanto as que conheceram a reunião, quanto as que voltaram a fazer parte dela e, por fim, as que foram para o acampamento em Areias.

Assim como nos dois relatos acima, temos a oportunidade de decidir qual caminho seguir, com ou sem Jesus, e já sabemos como fazer isso por meio da dica que Paulo nos deixou, de seguir com um passo de cada vez, segundo o que já alcançamos.

Eu já tomei uma decisão, e você, o que vai fazer daqui para frente?

Quer compartilhar, deixe seu comentário sobre como se sente neste tópico...
Rafa

Ver perfil do usuário

Re: Dividindo (semana 25/02 a 07/03) "Continuidade"

Mensagem  lua em Qui Fev 26, 2009 2:00 pm

a Andréia mandou eu seguir firme com as meninas... e eh isso q eu pretendo fazer! fácil não é, como vc disse, a gnt se acostuma, e mudar eh dificil, cortar hábitos... mas Jesus nos ensina a perseverar, no estudo, no aprofundamento do nosso relacionamento com Deus e quanto mais aprendemos mais tendemos a mudar, mais queremos e mais fácil fica pois encontramos o melhor caminho. Mesmo assim às vezes temos vontade de desistir ou não vemos mais sentido, mas é nessas horas que devemos buscar ainda mais a Deus e orar, mesmo sem sentir que Ele nos ouve, pois Ele está lá e vai ficar feliz com nossa perseverança e vai nos ajudar a superar esses momentos. E quando tudo passar, vamos olhar pra trás e ver o quanto crescemos com o que passamos!

eu não prometo nada, nem digo qual caminho vou seguir com certeza, mas comprometo-me a tentar, a peserverar e a orar, a ser fiel a Deus, como aprendi no meu esutdo. Deus conhece minhas fraquezas e meus desejos, meu coração, e sei que ele nunca me abandona - como é com qualquer um de nós - e vai me ajudar segui-lo da melhor forma possível, a aprender, a crescer e a mudar, como Ele quer!

e assim eu oro por todos nós que buscamos segur esse caminho juntos, para que Deus nos ajude a persistir e para que nós ajudemos tb nossos companheirosa ter uma caminhada mais agradável e que partilhemos nossas vidas para crescermos juntos.

bejão!
I love you
lua

Ver perfil do usuário

Mensagem  lua em Qui Fev 26, 2009 2:05 pm

minha decisão é a mesma que a sua Rafa! Wink
lua

Ver perfil do usuário

Mensagem  Rafa em Qui Fev 26, 2009 2:21 pm

Demoriu, tamo junto!!!! lol!
Rafa

Ver perfil do usuário

Mensagem  André em Qui Fev 26, 2009 7:02 pm

Santtos escreveu:

“Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.” (Fl 3:16)

legal esse versiculo, o carnaval serviu pra alcançar bem mais

Ver perfil do usuário http://alvosantoantonio.forumeiros.com

Mensagem  Juju em Dom Mar 01, 2009 10:54 pm

o que eu aprendi e cresci nesse carnaval foi muito bom pra mim, até mesmo pra entender melhor minhas prioridades... e a primeira delas é meu relacionamento com o Papai! Fico muito feliz em ter uma segunda familia que se apoia na fé e vai fazer de tudo pra que ngm desanime.. e também vi que é importante orarmos até mesmo por quem não conhecemos direito, como um dia eu sei que fizeram por mim! e não desistirmos, pois o tempo de Deus é diferente do nosso, e os planos Dele são bem maiores e melhores!
acho que uma das maneiras legais de podermos colocar isso em prática é através do desafio "Eu e mais um", além de, é claro, tentarmos ser exemplo no colégio, na facul, em casa, no clube, no inglês, a toda hora e em todo o lugar. Não é fácil, mas estou disposta a seguir isso!

tamo junto meeeeesmo! pig

Ver perfil do usuário

Mensagem  faell em Seg Mar 02, 2009 1:56 pm

Juju, confesso que vc quase me fez chorar com essas palavras.... de verdade.
Espero que todas estas coisas que você falou se tornem verdade em nossas vidas
no grupo santo antonio. Acho que tudo o que vc falou se resume em duas coisas:
Amar a Deus sobre todas as coisas (prioridades)
Amar o próximo (Eu + 1)
faell

Ver perfil do usuário

Mensagem  Cacá =] em Seg Mar 02, 2009 10:44 pm

Tamoo juuuntoo [3] ;D
Cacá =]

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo