Dividindo (semana 12/04 a 19/04) "Páscoa e presença de Deus"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dividindo (semana 12/04 a 19/04) "Páscoa e presença de Deus"

Mensagem  Rafa em Ter Abr 14, 2009 10:53 am

Páscoa

Dois homens caminhavam rumo a um lugar chamado Emaús. Estavam tristes, refletindo e comentando a respeito do que havia se passado nos últimos momentos de suas vidas, em especial na última semana.

Eles eram judeus, criam em uma promessa de que um dia alguém abençoado por Deus reinaria em Israel. Num passado distante, até cerca de quatrocentos anos anteriores, a nação israelita tinha reis poderosos, entre eles Saul, Davi e Salomão, com honra e muito respeito diante de outros povos. Mas a terra onde viviam foi dominada por outras nações, de maneira que quem detinha o comando da região à época deles eram os romanos. O sonho de todo judeu era ter de volta um rei próprio do seu povo.

Apareceu em Jerusalém e região alguém dizendo ser o filho de Deus que haveria reinar sobre Israel. Muitas pessoas passaram a seguir este homem, ouvindo e aprendendo acerca de seus ensinamentos. Muitas coisas que ele falava, porém, poucos conseguiam compreender. O que havia de marcante em sua fala era a questão da restauração do reinado e era nisso que nossos personagens se fixavam.

A discussão e a tristeza dos dois era advinda do fato dessa esperança que eles tinham parecer-lhes ter sido frustrada, visto que tal homem havia acabado de morrer. Eles já estavam se acostumando com seus ensinamentos, seus conselhos, seu apoio, seu carinho e amor. Eles já haviam se acostumado com sua presença o tempo todo com eles. Como se sentiam mal com tamanha ausência.

Enquanto caminhavam, uma pessoa passou a acompanhar e conversar com os viajantes. Eles explicaram a ela a respeito de tudo quanto havia ocorrido em relação ao homem. O ouvinte era bom conhecedor da história semita e lhes contou tudo sobre a profecia, o que haveria de acontecer ao homem em questão tendo por base a lei, os escritos e os profetas judeus. Imagine o Antigo Testamento sendo explicado, deve ter demorado um tempo bom, de maneira que caminharam bastante. Ao chegarem ao povoado para onde iam os dois homens, o outro fez como quem continuaria a viagem. Eles insistiram para que ele ficasse, comesse com eles e passasse a noite lá. O homem aceitou o convite e na hora da refeição tomou o pão, deu graças, partiu-o e o entregou a eles. Os dois então perceberam do que se tratava. Imediatamente o homem desapareceu.

Os dois amigos que conversavam eram discípulos de Jesus, um deles chamava-se Cleópas e o outro não tem o nome descrito na Bíblia. O homem, ficou fácil de perceber, era o próprio Jesus e esta história é contada no evangelho de Lucas (cap. 24). A certeza da presença de Cristo era tão grande por parte dos dois discípulos que não havia mais a necessidade de que eles o vissem fisicamente. Finalmente compreenderam qual o reino Jesus veio restaurar na Terra, o de Deus, desfeito com a queda do homem por conta do Pecado.

Passei os últimos dias pensando sobre como foi a última semana de Jesus, sua morte e ressurreição, e me lembrei desta passagem. Um autor cristão chamado Henri Nowen fala desse assunto, salve engano, no seu livro Cartas a Mark sobre Jesus (recomendo leitura de todos os livros dele). É dele o entendimento da presença de Jesus entre os dois.

Como sempre tem perguntinhas, aí vão as dessa semana: como anda sua percepção da presença de Cristo (nossa, que pergunta profunda... um dia escrevo mais sobre este assunto). Vocês têm se encontrado em acampamentos uma, duas, ou três vezes por ano? Tem visto ele de vez em quando nas quartas-feiras? Quem sabe pela manhã na hora de orar, ou antes de desmaiar de sono ao fim de mais um dia pesado?

Apesar da cultura do coelhinho da páscoa que bota ovos (que absurdo!), esta época do ano nos lembra de algo que mudou a história da humanidade. Jesus, que dividiu o calendário em antes e depois dele, morreu para que pudéssemos nos relacionar com Deus de maneira íntima e pessoal (a este respeito indico a leitura da primeira carta de João, capítulo quatro). A história de Cleópas e seu amigo nos mostra como entenderam e viveram isso. Por fim, fica a questão para pensarmos e praticarmos sobre:

Com que frequência temos desfrutado da presença de Deus?
Rafa

Ver perfil do usuário

Re: Dividindo (semana 12/04 a 19/04) "Páscoa e presença de Deus"

Mensagem  lua em Ter Abr 14, 2009 3:06 pm

aah como vc adivinhou q meu dia d encontrar c ele eh quarta feira? falando nisso, vi ele tb lah em areias, gostei demais... tanto q jah avisei p ele q pretendo visita-lo novamente em furnas! xD

agora sério, depois de ler mais a bíblia e outros livros de autores cristãos (acrescidos das valiosíssimas conversas e trocas de experiências com pessoas q tem mais tempo de vida cristã que eu) tenho conseguido perceber q Deus quer mesmo viver cada momento de nossas vidas conosco, seja ele qual for... o mais dificil, porem q ajudou muito, foi entender como ele é tão grande e poderoso a ponto de desfrutar de cada instante com cada pessoa ao mesmo tempo, sendo um Deus tão pessoal e individual conosco mas visando sempre à união de todos os irmãos de fé! confesso q as vezes eu me pego "esquecida" disso, e lembro de repente q meu Pai tá ali comigo passando td junto de mim... rindo, chorando, abservando, me carregando, se divertindo...

mas o mais sensacional desse feriado pra mim foi sentir isso - aliás, DESCOBRIR isso - enquanto jogava totó com meu pai da terra no hotel fazenda... foi nesse momento q percebi q Deus curtia cada lance e se divertia com a gente, ao mesmo tempo q cuidava d nossas vidas, q fazia parte de mim e continuamente trabalhava meu carater (como faz enquanto eu permito, como cristã) e ainda cuidava d tds os seus assuntos do mundo e das outras pessoas...

e é isso q me fascina nele, ele é tão grande q pode cuidar perfeitamente de cada minúsculo detalhe sem deixar passar nada!! Very Happy
lua

Ver perfil do usuário

Mensagem  Juju em Ter Abr 21, 2009 3:46 pm

quando não percebo Deus na minha vida, percebo a falta Dele... todos os dias de manhã ele está comigo: seja indo para a escola, seja na aula, nos meus almoços, nos meus problemas, nas minhas alegrias, nas minhas notas, nas minhas provas, nos meus relacionamentos, em casa, na hora de dormir, nos meus sonhos, enfim... Ele faz parte de cada nanossegundo da minha vida, mesmo que eu não perceba...
percebo Deus comigo quando estou na escola e vejo as vidas dos meus colegas, percebo Deus comigo na hora das minhas refeições, percebo Deus comigo quando recebo o carinho dos meus pais, percebo Deus comigo quando me sinto acarinhada por Ele, principalmente antes de dormir... enfim, esses foram alguns exemplos dentre várias situações onde percebo Deus na minha vida. São tristes os dias nos quais eu não paro pra perceber a presença Dele...

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: