Dividindo (semana 20/04 a 26/04) "As árvores"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dividindo (semana 20/04 a 26/04) "As árvores"

Mensagem  Rafa em Qui Abr 23, 2009 1:16 pm

As árvores somos nozes


“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.” (Salmos 1) [grifei]

Na época dos autores bíblicos as coisas do campo estavam presentes de maneira mais forte entre eles e os exemplos utilizados eram mais facilmente inteligíveis. Hoje temos de nos reportar ao significado deles para conseguir alcançar o que o autor quis dizer em diversas passagens da Bíblia. Nesta, especificamente, o salmista fala de uma árvore. Parando para pensar um pouco vemos que é de grande valia para sua saúde que ela seja plantada junto às correntes de água, por conta da necessidade que ela tem desse elemento da natureza. Aqui em Minas, na região de cerrado e por conta dos “mares de morro”, vemos com facilidade que em todo vale, entre um e outro morro, há um córrego passando e a vegetação ali é mais verde e em maior quantidade do que em outros lugares, que no topo desses montes, por exemplo.

Trazendo isso para nossas vidas, nossa colocação junto das coisas de Deus é definitiva para que possamos crescer. As correntes de água são as disciplinas espirituais, elas não produzem nada diretamente, mas nos colocam em contato constante com Deus, que é quem vai produzir.

Quanto aos frutos, pensei que a árvore pode ser uma jaqueira, ou uma amoreira. As duas são espécies completamente diferentes. Ambas necessitam dos nutrientes que a água oferece, mas produzirão frutos em épocas completamente diferentes. A primeira vai demorar um bom tempo, cinco ou seis anos, para produzir algo, já a segunda, com pouco mais de um ano estará cheia de bolinhas vermelho-pretas. Imagine se a jaqueira se entristecesse com Deus e quisesse dar frutos em um ano, seria completamente impossível, seus galhos nem conseguiriam ficar de pé por conta do peso. Mas imagine o desperdício que seria se a outra não quisesse render frutos no tempo certo dela, depois que já estivesse preparada para tal feito.

Assim também somos nós, árvores plantadas junto a Deus, buscando através do relacionamento pessoal nosso crescimento. Como no exemplo dado, somos diferentes uns dos outros e daremos nossos frutos no tempo certo, pode ser que não coincida com o tempo dos que vivem ao nosso lado, pode ser que venha depois, ou ainda, que venha antes. Por fim, quero apenas deixar algo para pensarmos: somos árvores plantadas no alto do monte ou junto às correntes de água? Como tem estado sua nutrição com as coisas de Deus? O que são essas coisas para você?

Rafa

Mensagens: 131
Data de inscrição: 21/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dividindo (semana 20/04 a 26/04) "As árvores"

Mensagem  Rafa em Qui Abr 23, 2009 1:34 pm

Como é sabido de todos, estive meio mal nas últimas semanas. Demorei para escrever essa semana porque estive bastante atarefado e um pouco sem idéia, peço perdão a todos. Acontece que normalmente escrevo sobre aquilo que tenho lido e meditado e nos últimos dias que se passaram pensei bastante em meus questionamentos. Não queria ficar falando da minha vida aqui, pois acho isso de um narcisismo sem tamanho, mas ao fim, depois de conversar com algumas pessoas, cheguei à conclusão de que o que faz bem para mim, com certeza pode fazer bem para as outras pessoas também.
Acima coloquei o Salmo 1. Tenho o hábito de manter amizade com uma e outra pessoa mais velha, busco isso por saber que a experiência de vida delas pode me acrescentar muito. Foi um amigo meu que me indicou que memorizasse esta passagem e pensasse bastante nela. Grifei a parte sobre a qual conversamos mais e foi sobre ela que escrevi.
Respondendo as perguntinhas, de vez em quando deixo cair um pouco, mas tenho me nutrido bem de Deus, tenho ficado próximo dele.
Valeus a força, pra quem deu ae..... valeus a oração galera Wink

Rafa

Mensagens: 131
Data de inscrição: 21/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dividindo (semana 20/04 a 26/04) "As árvores"

Mensagem  lua em Sex Abr 24, 2009 9:35 am

Pois eh, Rafa, as vezes a gnt acha q o q acontece com a gnt não interessa os outros... mas muitas vezes tem alguém se sentindo como a gente, ou que já sentiu assim - e pode contar sua experiência e ajudar - ou que ainda vai se sentir dessa forma, e aih ela vai se lembrar do que a gnt falou e vai ter maior facilidade pra lidar com a situação... não se sinta narcisista de dividir nada com a gente! pois como vc mesmo lembrou, Deus nos disse para nos interessarmos pelos interesses dos outros e a gnt se preocupa com vc de coração! tenho orado por vc e vou continuar orando, sempre, como por tds do grupo, pq quero ve-los sempre bem! ^^

quanto à passsagem, adorei a parte da árvore mesmo! acho q estou procurando me nutrir bem com a água de Deuse já começo a ver alguns frutos em mim aos poucos, no tempo certo, como vc disse... é mt legal ver q as coisas acontecem na hora certinha com a gente neh! isso, claro, se deixarmos Deus agir na gente... espero conseguir ver essa prosperidade em mim sempre, produzindo as coisas d Deus cada vez mais e melhor! Very Happy

lua

Mensagens: 53
Data de inscrição: 24/02/2009
Idade: 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dividindo (semana 20/04 a 26/04) "As árvores"

Mensagem  faell em Sab Abr 25, 2009 10:35 am

"Vou dizer pro mundo inteiro como é bom
Vou dizer pro mundo inteiro como é bom
Como é bom ouvir a ciência de um amigo
Que te traz um pensamento positivo
E te deixa até mais
Vivo, por incrível que pareça
Por incrível que pareça, combustível pra cabeça
Combustível pra cabeça, pra cabeça e pra alma
Muita calma nessa hora, nessa hora muita calma
Eu tava meio sem gás, estressado demais
Meu amigo não é Cristo mas foi ele que me trouxe paz
E me trouxe mais luz, mesmo não sendo Jesus
Meu amigo me encheu de fé
É, tô falando de uma coisa normal
Que acontece com as pessoas
Normais, mortais, de carne e osso
Não é religião, mas também tem um lado espiritual
E pode te tirar do fundo do poço"
Gabriel O Pensador (adaptado)

Toalha, to escrevendo isso aqui porque lembrei dessa
música e tenho ganhado com o que vc tem escrito
no fórum...Continua firme ai.
abraço

faell

Mensagens: 40
Data de inscrição: 22/01/2009
Idade: 32

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum