Dividindo (semana 03/05 a 08/05) "Família"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dividindo (semana 03/05 a 08/05) "Família"

Mensagem  Rafa em Seg Maio 04, 2009 9:05 pm

Família, o que é esta instituição? São um grupo de pessoas que nos cercam desde que nascemos e nos acompanha, via de regra, até o dia da nossa morte. Não escolhemos nenhum dos integrantes desse grupo social, muitas vezes preferiríamos outros, diferente dos que temos. Mas afinal, o que faz com que ela seja tão importante nas nossas vidas?

No final do capítulo dois do livro de Atos está escrito sobre a maneira como os cristãos viviam em comunidade. Esta parte da Bíblia narra o momento posterior à ressurreição de Cristo e o surgimento do cristianismo. Conta o autor que eles saciavam as necessidades uns dos outros e faziam as refeições juntos com alegria e singeleza de coração. Ao observar melhor, vemos que o descrito se aproxima muito da relação dos membros de uma família.

A família cristã, assim como a instituição tradicional que conhecemos, serve de base para que possamos nos desenvolver e encontrar os caminhos de nossas vidas. Se formos olhar a relação que mantemos com Deus, veremos que ela é baseada em dois princípios – a comunicação e o perdão. Assim também ocorre entre os que compartilham a experiência de viver com Cristo em família. A manutenção da cultura de comunicação é extremamente importante, precisamos saber pelo menos um pouco da vida do outro para participar dela. Nos momentos de oração temos a oportunidade de estreitar os laços com a outra pessoa, nos de dificuldade, nosso irmão na fé pode simplesmente não nos ajudar por não saber aquilo pelo que passamos e a alegria da oração respondida é motivo de força para quem nos acompanha. Paulo diz para nos alegramos com os que se alegram e chorar com os que choram e ainda vai além, ele diz para darmos suporte uns aos outros, apoio no crescimento em família. Ocorre que algumas vezes magoamos o outro, ainda que sem querer, para isso há um só caminho, o perdão. (indico leitura de Romanos 12 e 2 Coríntios 12; Colosense 3 e Efésios 4:1-16;)

Pensei em escrever estas coisas esta semana por aquilo que temos visto entre nós. À medida que o ano avança aparecem dificuldades, as coisas ficam apertadas na escola, na faculdade e no restante das atividades com as quais nos envolvemos. É difícil lutar o tempo todo sem desanimar, sem passar por uma ou outra provação. Além das dificuldades normais que todos enfrentam, ainda temos que manter um padrão de conduta elevado, buscando ser como Cristo, o que difere muito do que o mundo vive e prega.

A presença daqueles que estão vivendo o mesmo que nós ao nosso lado é de grande proveito. Não sei o que seria de mim sem cada um dos irmãos que tenho na fé. É uma alegria muito grande poder encontrar com cada um na quarta-feira, ler o que o outro tem escrito aqui no fórum e ainda tentar estar junto de outros irmãos em outras oportunidades. Queremos, através do desafio “Eu + 1”, convidar mais pessoas para partilhar com a gente da alegria de ser cristão, mas antes de olhar para fora e querer crescer, temos muito que nos questionar sobre como está a pessoa do nosso lado. Infelizmente não podemos parar nossas atividades e ficar por conta de quem já está com a gente, mas não custa nada ficar para ouvir a resposta da perguntinha que sempre fazemos quando nos encontramos e é ela que sinceramente faço agora:


“Está tudo bem?”

“Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Fl 2:1-5)

avatar
Rafa

Mensagens : 131
Data de inscrição : 21/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum